Notícia

Notícia - 08/11/2018

TV Adepol/CE apresentará matéria sobre Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência

TEXTO: +A -A

Em agosto passado, o governo do Estado inaugurou uma delegacia especializada para tratar de casos específicos que envolvem maus tratos e demais crimes contra idosos. Além disso, a mesma equipe da Polícia Civil também prestará amparo à pessoa com deficiência. O grupo é composto pela delegada Ivana Marques, duas escrivães, cinco inspetores e conta, ainda, com apoio de outras instituições públicas de referência na assistência à vítima que esteja em estado de vulnerabilidade social.   

O Estatuto do Idoso foi aprovado em outubro de 2003, após uma longa discussão política que, diante do debate à época, somente vigorou oficialmente em 01 de janeiro de 2004. Tempo necessário para que setores diversos de atendimento geral em saúde, comercial, bancário, entre outros se adequassem à prestação de serviços e seguissem as regras do Estatuto.

A equipe desta especializada também atuará com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD), que foi estabelecido pela Lei nº 13.146/2015. A delegacia que ainda está iniciando os trabalhos já conta com uma escrivã com curso de libras e uma assistente social. A matéria completa será exibida, em breve, na TV Adepol.