Notícia

Notícia - 12/03/2020

UMA MULHER E SEU TEMPO: JEOVANIA CAVALCANTE HOLANDA

TEXTO: +A -A

Natural da cidade de Limoeiro do Norte, a 166 Km de Fortaleza, localizada no Vale do Jaguaribe. Após concluir os estudos básicos, ingressou na Faculdade de Direito, concluiu o curso em 1998 e no ano de 2000 ingressou na Polícia Civil, sendo que antes fizera o Curso para Delegados(as) na Academia Nacional de Polícia Federal em Brasília, de Maio a Ago/99.

Ainda no curso de Direito, passou a estudar com zelo e eficiência e teve como base para isso, as obras Pontes de Miranda, Nelson Hungria e de Malatesta (Das provas Penais). Com todo  esse arcabouço jurídico rendeu-lhe os frutos para ingressar em 2012 na UNI7, como professora de Direito Penal, porém já ensinava no Colégio 7 de Setembro desde da Idade de 17 anos, quando ingressara na Faculdade de Direito. Seu gosto pelas obras jurídicas fez marcar a sua vida: A luta pelo Direito (Rodolfo Von Hering) e O Direito e a vida dos Direitos (Vicente Rao). O seu livro de cabeceira: “Porque absolvi Jorge Kour.” – crime ocorrido no Rio de Janeiro envolvendo um cabeleireiro famoso, de autoria do jurista Evandro Lins e Silva. No entanto, a sua trajetória de vida deveria ser permeada pelas lutas sociais e em defesa dos Direitos Humanos. Para isso, lera um livro de D. Luíza Távora, (Luíza Távora cidadã do mundo) e outro escrito por um jornalista  Cearense, intitulado: Dona Luíza, “Uma história de amor”. Daí para frente era por mão a obras e partir para atitudes concretas.

Ao assumir como Delegada, teve várias experiências, porém quando chegou na Delegacia de Caucaia, encontrou um laboratório perfeito para seus objetivos: cidade violenta, agressões com frequência à mulheres e vítimas de feminicídio. Essa situação lhe deixara perplexa demais para conter tamanha violência. Nessa perspectiva traçou um Plano de Ação de Combate a Violência, seja ela doméstica ou de rua.

Em 2012, iniciou a implantação do pioneiro estágio dos estudantes de Direito da UNI7 nas Delegacias de Polícia. No dia 29 de abril de 2015 implantou o estudo da Lei Maria da Penha nas Escolas Municipais de Caucaia. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Caucaia, esta lhe cedeu policiais da Guarda Municipal, que passaram a ser instrutores e monitores do Projeto e Defesa da Paz.

No dia 13/12/2015, toma posse no Conselho de Comunidade da Comarca de Caucaia. Em 08/04/2016, dá início ao Curso sobre Lei Maria da Penha e Defesa Pessoal no projeto em Defesa da Paz, ministrado nas dependências da Adepol/Ce. Em 20/07/2016, recebe o título de Cidadã Caucaiense. Ainda em 2016 implantou o Projeto em Defesa da Paz (ll), no bairro do Lagamar, fato que trouxe uma experiência exitosa para a comunidade.

Em 2017 fez a defesa da PL/07/2016-Medidas Protetivas. Todos assistiram perplexa a TV Senado diante da explanação clara e didática feita sobre o assunto. Alguns senadores indagaram ao presidente da Adepol/Ce, Dr. Milton Castelo, de onde tinha vindo essa mulher tão talentosa.

Outros diziam ao Dr Milton: “O Ceará está bem representado por essa voz tão combativa e segura, na verdade, é uma força viva em defesa das mulheres”. Em 10/11/2017, implantou no Núcleo de Prática Jurídica da UNI7 a instalação da Delegacia da Mulher e prática simulada policial. Em 18/03/2016, estreou no Programa “A verdade” da TV União comandado pelo jornalista Hamilton Nogueira. Assim seguiram-se as entrevistas nós demais canais de Televisão. Em 2019, recebe homenagem na Assembleia Legislativa pelo dia dos Delegados de Polícia. Tudo isso me leva a refletir que a trajetória dessa obstinada Delegada fazendo-me lembrar do livro do religioso Leonardo Boff “A Águia e a Galinha”. Assim se portou JEOVANIA, pois não se limitou ao espaço que lhe fora reservado no seu trabalho, buscou espaço, novos horizontes, em busca de um monte bem alto para levantar voo e seguir alterosa, astuta e triunfante. Neste ano pousou de novo no alto da colina, fez uma retrospectiva do que fizera em favor do bem e da paz e se prepara para alçar novos voos, sempre com os olhos no horizonte, em procura do brilho do sol.